Sinfonia nº2 “O que restou da noite”

Tiago Vieira

O projeto é um elogio ao corpo marginal, à poesia e à intimidade. É um elogio à identidade e ao direito à margem, como uma forma de resistir à desertificação dos seres e dos lugares numa tentativa de regresso à infância impossível e ao crime de desejar reinventar o amor.
 
 
Um corpo marginal entre o furor e a melancolia, um corpo de desejo e de encontros.
 
Para a criação deste espectáculo será abordada a relação do texto, sob a forma de poesia, com a dança, partindo da experiência que estamos a viver, de deserto e ruas vazias, e da falta de contacto entre corpos.
Sob a forma de poesia, porque se trata de uma manifestação artística muito criminosa - se tivermos em conta a mitologia de poetas ditos malditos. Porque se os poetas e os poemas não fossem perigosos, ou não pudessem verdadeiramente criar pessoas livres em metamorfose permanente, nenhum regime teria queimado livros, prendido e por vezes condenando à morte poetas.
 
O Teatro aqui será abordado como uma forma privilegiada de estabelecer encontros inesquecíveis que potenciem transformações humanas a partir de uma ideia de intimidade, confronto e manifesto. O projecto procura um teatro multidisciplinar que se aproxima da ideia de Obra de Arte Total. Um Teatro que estabelece uma relação poética com o mundo e com o outro, que preserva a importância de uma dramaturgia-rizoma, que se contamina com diferentes áreas do pensamento, como a filosofia e a sociologia, mas também com outras áreas artísticas. No caso deste projecto pretende-se explorar, acima de tudo, a tensão entre o teatro e a dança.
 
Será criado um texto original por Tiago Vieira a partir de fragmentos, notas, ressoando diários escritos nos últimos dois anos.

 

 


Encenação, textos, espaço cénico, figurinos, coreografia: Tiago Vieira
Intérpretes: Tiago Vieira, Inês Cóias, Rita Neves, Miguel Santiago, Maria Roque
Vídeo: João Meirinhos
Produção executiva: Marta Moreira
Gestão de produção: Candonga
Apoios Institucionais: República Portuguesa – Direção Geral das Artes, Programa Arte sem Limites
Apoios: Biblioteca de Marvila

 

Susana Oliveira

Teaser 1

João Meirinhos

Teaser 2

João Meirinhos

Susana Oliveira