FIXE

Bios

Maeva Lambert and Elena Vertegel

Elena Vertegel.
Elena Vertegel nasceu em 1989, na Ucrânia, estando neste momento a viver em Lisboa, Portugal. É dançarina, performer e coreógrafa. Elena estudou e empregou toda a sua criatividade na dança e música desde muito cedo. Graduou-se do “Perfomact” em 2017 ( http://untamedproductions.wixsite.com/performact). Recentemente, Elena auxiliou e participou com Claire Huber em P.A.R.T.S. (Bélgica), e trabalhou como diretora/ coreógrafa na dança performativa “Rescue of Archon”, pela UDT (Ukrainian Dance Theatre). Elena participou ainda em “Adur” de Jorge Jauregui Allue (Ultima Vez); “Du six” de Erez Zohar (Batsheva dance company), trabalhou para o Goethe Institut, Alemanha; “American circus”, Itália; colaborou com Thomas Mettler, Suíça entre outros. Apesar da sua criativa experiência cénica, Elena desenvolveu princípios pedagógicos, e transmite a sua visão da dança através do trabalho com os aspectos temporais e semânticos da ação. Ela trabalha em colaboração com a “Point of Creation”, Ucrânia, onde também leciona workshops, e recentemente assistiu Rob Hayden em Ultima Vez, Bélgica. Atualmente, Elena continua a colaborar com a companhia “JA international theatre” em Portugal, assim como a construir o projecto “No title” com a artista Maeva Lambert.


Maeva Lambert.
Nasceu em 1990 em Mistelbach (Austria), e vive atualmente em Bruxelas desde 2010. Dançarina, intérprete e autora autodidata, Maeva Lambert trabalha tendo como pilares a imagem e o corpo.
Apaixonada por aguarelas, Maeva acabou recentemente os seus estudos em História de Arte e tem uma larga experiência em edição sonora e visual. Com fortes ligações com os estúdios Close to Ultima Vez, ela treinou maioritariamente com Inaki Azpillaga, quem ela considera ser a sua mentora.
Participou no programa intensivo Performact (2016 – 2017) em Portugal, conduzido por Gonzalo Ferreira e Ricardo Ambriozo. Fez parte do espetáculo de Eric Chapelle's Batick Soundpainting Orchestra, criou o grupo de teatro-dança coletivo Les Dévoyées, em conjunto com Lauranne Pardoen, Caroline Kempeners e Claire Mellier.
Desde 2018, Maeva tem desenvolvido a sua visão coreográfica em colaboração com Elena Vertegel. Está neste momento envolvida em projectos como coreógrafa, em parceria com Sebastien De Buyl (documentário), Angel Baux Godard, Tara Beckers e Florence Hebbelynck.
Coautora da QUIZAS company Amare, em conjunto com Amandine Vandroth em espaço público.
As suas experiências e envolvimento artístico nas atuações de rua inspiram-na a quebrar os padrões e códigos do teatro convencional.

 

Romain Ferrand

Romain Ferrand