Coreografia para uma santificação
Mélanie Ferreira
Mélanie Ferreira e Tiago Vieira
Coreografia para uma santificação surge a partir de figuras mitológicas e bíblicas, como a Salomé, Maria de Madalena, Helena de Tróia. Um espetáculo que questiona a ligação entre o sagrado e o profano, o corpo como lugar de anunciação, milagre, pecado, desejo e aurora. A dança como espaço privilegiado do ritual e da pesquisa do êxtase. O fulgor sexual como oração revolucionária, de resistência e procura de milagres quotidianos. Um bailado de aproximação ao inexplicável, à transcendência.
Desta feita e pelas palavras de Giorgio Agamben desta colaboração pretende-se uma “obra da salvação que coincide aqui ponto por ponto com a obra da criação, que desfaz e descria no próprio instante em que a transporta e acompanha no ser.” e ao corpo, à performer, pede-se a transcendência, “a criatura, porque se perde, não pode deixar de se perde (…) criação e salvação coincidem no insalvável.”.
Direção artística: Mélanie Ferreira
Coreografia: Mélanie Ferreira e Tiago Vieira
Interpretação: Mélanie Ferreira
Coaching: Tiago Vieira
Luz e cenografia: Mélanie Ferreira e Tiago Vieira Figurinos| Tiago Vieira e Luís Oliveira
Mistura sonora: Filipe Baptista
Registo fotográfico e de vídeo: Bruno Simão
Produção: Mélanie Ferreira e Self-Mistake
Acolhimento: Cisterna da Faculdade de Belas-Artes
Apoio a residências artísticas: C.e.m. (Lisboa), Estúdios Vítor Cordon (Lisboa), Teatro Viriato (Viseu), Escola de Dança Lugar Presente (Viseu), TRUST Collective (Arganil) e Cisterna da Faculdade de Belas-Artes (Lisboa)
Apoio: Self-Mistake
Agradecimentos: António de Sousa Dias, Maria Isabel Nunes, Tânia Guerreiro, Maria João Rochete, Carlos Fernandes, Henrique Amoedo, Albino Moura, Flores da Alcina, Latoaria

'DEITAMOS FLORES PELO LADO DE DENTRO' DE MÉLANIE FERREIRA from Mélanie Ferreira on Vimeo.
Teaser DEITAMOS FLORES PELO LADO DE DENTRO