bela_adormecida

Diana de Sousa

bela_adormecida é um espectáculo que conjuga o conto de tradição popular titular da “Bela Adormecida” e a sua insidiosa ligação com a somnofilia, convocando outros referentes literários, mas também aparatos evocativos de protocolos de submissão e dominação. Sendo a “Bela Adormecida” um conto extraordinariamente polissémico, buscamos nela as marcas da maturação feminina, num contexto de encantamento, erotismo e puberdade. Mas esta associação serve também para convocar a relação dos poderes estabelecidos – tradicionalmente patriarcais - com a cultura de vigilância vigente (tradicionalmente, fálica). O espectáculo incide sobretudo na forma como a arte e a tecnologia (“surveillance art”) podem servir para os desmontar, desmascarar e subverter o poder. Assim, visando evocar uma aura de fragilidade, exposição, perversão e voyeurismo,bela_adormecida visa interrogar as formas como o poder se estabelece entre observador e observado, entre espectador e actor, e nas formas como esse poder pode ser negociado.

 

Versão Duracional

Um pequeno quarto. Vemos algures um relógio despertador de mesa que toca todas as manhãs, sempre às sete. É meia-noite. Uma mulher, com uma peruca de fios de cabelos pretos que lhe caem ligeiramente abaixo do queixo e de lábios pintados de vermelho, dorme numa cama. Está pronta para ser visitada.

bela_adormecida (versão duracional) trata-se de uma instalação performativa onde uma pessoa é convidada a entrar e passar uma noite com uma "bela adormecida". Cada convidado terá acesso a uma "bela adormecida" através de uma plataforma virtual, onde poderão “conversar" e acertar os detalhes para o encontro.

 

Concepção, Direção Artística, Dramaturgia | Diana de Sousa

Performers | Ágata Pinho, Andresa Soares, Beatriz Dias, Diana de Sousa, Diana Niepce, Erica Rodrigues, Lucília Raimundo, Marisa Bimbo, Margarida Bakker, Mónica Calle, Rita Carolina Silva, Sofia Dinger, Vânia Rovisco e Xana Lagusi (rotativo) (fizeram parte da versão apresentada no Atelier Real e nas duas vezes apresentadas no Hostel do Largo Residências em Lisboa)

Imagem | Bruno Simão

Apoio | ORG.I.A/Self-Mistake

 

Duração:  00h00 - 07h00

Classificação etária: M/16

 

 

 

 

Teaser de bela-adormecida (versão palco)

Vasco Mendes

Bruno Simão

Foto Bela Adormecida de Diana de Sousa

Bruno Simão