SELF-UNCENSORED
Sobre Auto-censura na Arte
“A censura no seio de uma democracia é, muitas vezes, auto-imposta pelo indivíduo; o medo de atravessar linhas de fronteira invisíveis vem de dentro”.
Natalia Kaliada, do Belarus Free Theatre
Self-Uncensored é um projecto que desafia a comunidade artística a refletir sobre as diversas formas como a censura pode atuar na sociedade contemporânea e a desenvolver projetos livres de opressão auto-infligida, permitindo a expressão da singularidade, do risco e da divergência.
Propõe um programa concebido para provocar, investigar e implementar condições para o verdadeiro exercício da liberdade, muitas vezes limitado por mecanismos internos auto-controladores de adaptação a sistemas de apoios institucionais uniformizadores, pressões de mercado ou do medo de potenciais cancelamentos por parte da comunidade.
Destina-se a todo o setor do pensamento (independentemente de atuar na arte, instituições ou criadores) e que pretenda contribuir para uma mudança radical deste paradigma, através de processos de pesquisa livres de pressões externas e internas, mantendo o foco na reflexão e na disrupção.
O processo terá um programa de mentorias artísticas orientadas por criadores provenientes de países sob censura ou por criadores que foram de alguma forma censurados, residências artísticas, encontros, conversas ou mostras.
Vamos convocar metodologias e criar circunstâncias de consciencialização que promovam a coragem e a liberdade de expressão nas artes, subvertendo os limites das convenções atuais.
Direção: Tânia Guerreiro
Mentores: Sepideh Khodarahmi (Iraniana) e Maikon K(Brasileiro),Georg Bütow (Alemão), Hadar Morag (Israelita) (em desenvolvimento)
Criadores: Natacha Campos e Izabel Nejur (em desenvolvimento)
Produção: ORG.I.A
Apoios: Espaço do Tempo, Duplacena, Teatro Ibérico, Rua das Gaivotas 6, CPCB, Trust Collective, Queer Art Lab, Alkantara
Apoios institucionais: Câmara Municipal de Lisboa – Cultura e República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes
Mapa de influências: George Lugg, Mei Lui, Rui Catalão, Ana Borralho... (em desenvolvimento), Pedro Barreiro, Margarida Chambel, Isabel Costa, Wu Quin
Fotografia: Ema Ramos
Propostas: