Coreografia para uma santificação
Mélanie Ferreira
Mélanie Ferreira e Tiago Vieira
Coreografia para uma santificação surge a partir de figuras mitológicas e bíblicas, como a Salomé, Maria de Madalena, Helena de Tróia. Um espetáculo que questiona a ligação entre o sagrado e o profano, o corpo como lugar de anunciação, milagre, pecado, desejo e aurora. A dança como espaço privilegiado do ritual e da pesquisa do êxtase. O fulgor sexual como oração revolucionária, de resistência e procura de milagres quotidianos. Um bailado de aproximação ao inexplicável, à transcendência.
Desta feita e pelas palavras de Giorgio Agamben desta colaboração pretende-se uma “obra da salvação que coincide aqui ponto por ponto com a obra da criação, que desfaz e descria no próprio instante em que a transporta e acompanha no ser.” e ao corpo, à performer, pede-se a transcendência, “a criatura, porque se perde, não pode deixar de se perde (…) criação e salvação coincidem no insalvável.”.
Direção artística: Mélanie Ferreira
Coreografia: Mélanie Ferreira e Tiago Vieira
Interpretação: Mélanie Ferreira
Coaching: Tiago Vieira
Luz e cenografia: Mélanie Ferreira e Tiago Vieira Figurinos| Tiago Vieira e Luís Oliveira
Mistura sonora: Filipe Baptista
Registo fotográfico e de vídeo: Bruno Simão
Produção: Mélanie Ferreira e Self-Mistake
Acolhimento: Cisterna da Faculdade de Belas-Artes
Apoio a residências artísticas: C.e.m. (Lisboa), Estúdios Vítor Cordon (Lisboa), Teatro Viriato (Viseu), Escola de Dança Lugar Presente (Viseu), TRUST Collective (Arganil) e Cisterna da Faculdade de Belas-Artes (Lisboa)
Apoio: Self-Mistake
Agradecimentos: António de Sousa Dias, Maria Isabel Nunes, Tânia Guerreiro, Maria João Rochete, Carlos Fernandes, Henrique Amoedo, Albino Moura, Flores da Alcina, Latoaria