Coreografia para uma santificação

Mélanie Ferreira

Mélanie Ferreira e Tiago Vieira

 

Coreografia para uma santificação surge a partir de figuras mitológicas e bíblicas, como a Salomé, Maria de Madalena, Helena de Tróia. Um espetáculo que questiona a ligação entre o sagrado e o profano, o corpo como lugar de anunciação, milagre, pecado, desejo e aurora. A dança como espaço privilegiado do ritual e da pesquisa do êxtase. O fulgor sexual como oração revolucionária, de resistência e procura de milagres quotidianos. Um bailado de aproximação ao inexplicável, à transcendência.

Desta feita e pelas palavras de Giorgio Agamben desta colaboração pretende-se uma “obra da salvação que coincide aqui ponto por ponto com a obra da criação, que desfaz e descria no próprio instante em que a transporta e acompanha no ser.” e ao corpo, à performer, pede-se a transcendência, “a criatura, porque se perde, não pode deixar de se perde (…) criação e salvação coincidem no insalvável.”.

 

 

 

Direção artística: Mélanie Ferreira e Tiago Vieira

Coreografia e interpretação: Mélanie Ferreira

Coaching: Tiago Vieira

Cenografia, som, luz e figurinos: Tiago Vieira

Registo fotográfico e de vídeo: Bruno Simão

Produção: Mélanie Ferreira e Self-mistake

Apoios: Latoaria (Lisboa), C.e.m. (Lisboa), Estúdios Vítor Cordon (Lisboa), Cisterna da Faculdade das Belas Artes (Lisboa) e Self-Mistake.

 

 

Bruno Simão

Bruno Simão